top of page
  • biblioteca441

Li+ e Recomendo


Título: O Gigante Egoísta

Autor: Oscar Wilde

No final das aulas, as crianças costumavam ir brincar para o jardim do Gigante, que estava na casa de um amigo. O jardim era grande, belo e florido. As crianças gostavam muito de ir lá. Um dia, o Gigante voltou e proibiu as crianças de entrarem no seu jardim e até mandou construir um muro à sua volta. Ele era egoísta! Naquele local, passou a ser sempre inverno. Só havia: a Neve, a Geada, o Vento Norte e o Granizo. Ele achou estranho e já tinha saudades das flores, dos frutos, do chilrear das aves,… Até que um dia, as crianças conseguiram passar por um buraco que encontraram no muro. As árvores ficaram com folhas, flores e frutos, as aves regressaram ao jardim e tudo estava mais bonito. Só restava inverno num canto do jardim, onde um menino chorava amargamente porque não conseguia subir para os ramos da árvore, como todas as outras crianças.

Ao ver aquilo, o Gigante ficou com pena. Pegou no menino e colocou-o num galho. O menino beijou-o e abraçou-o. Nesse momento, o Gigante apercebeu-se do mal que tinha feito em não permitir a entrada no seu jardim. Então derrubou o muro e deixou que todos fossem brincar para lá. A partir daí, todos os dias apareciam muitas crianças, menos o menino que ele mais gostava, aquele que ajudou a subir à árvore. Tudo era alegre, animado e florido. E durante anos foi assim, o Gigante participava nas brincadeiras, tinha conhecido finalmente a felicidade. Havia apenas uma sombra no seu coração: saudades do menino que o beijou. Um dia, enquanto observava as crianças, reparou que debaixo de uma árvore estava uma criança prostrada. Aproximou-se e era ele, o menino de quem tanto gostava, mas estava ferido nos pés e nas mãos. O rapaz explicou ao Gigante que aquelas feridas eram de amor pelo mundo e disse-lhe que era a sua vez de o levar para um belo jardim: o paraíso; pois o Gigante já estava velhinho e cansado. Quando as crianças vieram nessa tarde, encontraram o seu amigo Gigante morto e coberto de flores brancas.

Lemos e recomendamos…

… porque esta história mostra-nos como é possível transformar um coração duro e egoísta em bondade e amor. Para isso, basta estarmos atentos aos outros e percebermos que somos mais felizes e aprendemos mais se brincarmos, conversarmos e convivermos com os outros. Dar e receber amor, é o que realmente nos torna humanos e melhores pessoas!


Turma 10, EB de Laginhas Fevereiro de 2020

1 view0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page